REPÓRTER TVI – ” OS INDESEJADOS: UM ANO DEPOIS”

Em Agosto de 2016, a TVI esteve na Grécia, em campos de refugiados onde nunca antes uma televisão portuguesa tinha entrado. Conheceu histórias de quem teve coragem de fugir da guerra, deixou tudo para trás, atravessou o mar e tentou uma segunda oportunidade para viver na Europa, longe das ameaças do passado. Porém, essa travessia revelou-se uma extensão da guerra nos países de origem e o início de uma nova batalha para sobreviver.

Um ano depois, fomos ao encontro das pessoas que conhecemos. Estão na Suíça e na Alemanha. Um ano depois, há quem quisessem ter vindo para Portugal, tinha tudo preparado, mas não conseguiu por falta de resposta das autoridades portuguesas. Um ano depois, há quem tema agora ser deportado depois de mais de dois anos a dormir na rua ou em campos sem qualquer tipo de Direitos ou dignidade.

O falhanço na política de acolhimento de refugiados é evidente. Muitos encontram a alternativa na ilegalidade, quando tudo o resto falha. Portugal, por exemplo, comprometeu-se a acolher mais de 4 mil pessoas, mas ficou-se pela metade. Porque a palavra dada não foi honrada, estes homens, mulheres e crianças sentem-se ainda mais indesejados um ano depois.

“INDESEJADOS: UM ANO DEPOIS”, uma grande reportagem de André Carvalho Ramos, com imagem de Romeu Carvalho e edição de João Pedro Ferreira.

Repórter TVI, a não perder, no Jornal das 8, esta segunda-feira.

 

PARTILHA
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário