TVI É A TELEVISÃO OFICIAL DAS NOVAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL®

Património é o tema da edição de 2026 | Candidaturas abrem a 17 de dezembro

A TVI será a Televisão Oficial das Novas 7 Maravilhas de Portugal®, projeto nacional que regressa em 2026 para eleger, por voto popular, os mais notáveis exemplos do património edificado português, assinalando os 20 anos da criação das 7 Maravilhas de Portugal®.

Com o património como tema central, esta nova edição volta a colocar os portugueses no centro da decisão, celebrando a diversidade histórica, cultural e arquitetónica do país. As candidaturas públicas abrem a 17 de dezembro de 2025 e decorrem até ao final de fevereiro de 2026, podendo cada candidatura integrar até sete patrimónios.

As Novas 7 Maravilhas de Portugal® organizam-se em sete categorias — Castelos, Religião, História, Grandes Obras, Século XX, Século XXI e Turismo — assegurando uma leitura transversal e representativa do património construído ao longo dos séculos. O concurso desenvolve-se em várias fases: candidaturas, seleção técnica por um painel de especialistas, eliminatórias regionais e eleição final de um vencedor por categoria.

A eleição será acompanhada por uma operação televisiva de grande dimensão, com programas semanais emitidos ao sábado, entre abril e julho, uma semifinal e a Grande Final Nacional, marcada para 18 de julho, garantindo ampla cobertura mediática, forte envolvimento do público e mobilização nacional.

Luís Segadães, presidente da organização das 7 Maravilhas®, destaca o regresso da parceria com a TVI quase duas décadas depois da primeira edição: “Começamos em 2007 com a TVI e regressamos hoje, quase 20 anos depois, com a TVI. Na altura elegemos o património histórico classificado de Portugal. Em 2026 vamos eleger as Novas 7 Maravilhas de Portugal®, num concurso renovado, com sete categorias de património construído, mostrando um país diverso, com história, mas também moderno. A parceria com a TVI e com o Grupo Media Capital vai transportar este projeto para um patamar de excelência.”

 
José Eduardo Moniz, Diretor-Geral da TVI, sublinha o compromisso do canal com a valorização do país e das comunidades: “Aderimos a este projeto porque acreditamos que a televisão deve estar na linha da frente na revelação do melhor que o país tem. A TVI esteve na génese das 7 Maravilhas de Portugal, em 2007, e quase vinte anos depois voltamos a assumir este compromisso porque consideramos que este é um projeto relevante para Portugal e, naturalmente, para a TVI. Queremos contribuir para que o país se conheça melhor, dando voz às comunidades locais e valorizando o seu património.”

Tal como desde a sua criação, o projeto assenta em rigor, transparência e independência, com todo o processo de candidaturas e votação auditado pela PwC. As Novas 7 Maravilhas de Portugal® são um projeto afiliado e reconhecido pela New 7 Wonders Foundation.

Apoios e parceiros: Visit Portugal (Apoio), NIU (Co-produção)

Mais informações: rita@7maravilhas.pt /comunicacao.externa@tvi.pt

TVI LIDERA DIGITAL EM NOVEMBRO

TVI

Novembro voltou a ser marcado por momentos inesperados na casa do “Secret Story”, levando milhares de utilizadores aos sites e redes sociais da TVI e ao TVI Player. Foi também o mês de um grande regresso: duas décadas depois de conquistar o público, a icónica produção “Ninguém Como Tu” está de volta, agora reinventada em formato de série.

Este foi também um mês de consolidação do programa “Momento Certo”, que continua a mexer com as emoções dos portugueses todos os sábados, antes da diversão de domingo trazida pelo “Funtástico”.

O site do clássico programa da manhã, o “Dois às 10, segue cada vez mais forte, com uma oferta de conteúdos que vai sendo sempre mais alargada e diversificada.

Nos sites da TVI, o público demonstra cada vez mais interesse em histórias da vida real, mas também no outro lado da vida dos famosos e nos bastidores de um mundo que só o digital da TVI pode mostrar.

CNN Portugal

Na informação, novembro foi dominado por uma intensa atividade política, o que teve grande impacto no site da CNN Portugal. Depois das autárquicas de outubro, o país entrou em período de eleições presidenciais, com a definição das candidaturas e o arranque dos debates eleitorais a meio do mês. Na frente nacional, o noticiário foi também marcado pela área da Saúde e pela antecipação de propostas de reformas do governo: na digitalização do Estado, nos arrendamentos e nas leis laborais. A CNN Portugal esteve em todas as frentes, com desenvolvimento destes temas e acontecimentos, mas também na frente internacional: no mês em que se soube que Cristiano Ronaldo visitaria Donald Trump na Casa Branca, foram sobretudo os desenvolvimentos na Guerra da Ucrânia que marcaram o mês, nomeadamente quanto à possibilidade de cessar-fogo.

SELFIE

O mês de novembro ficou marcado por várias entrevistas exclusivas e por mais uma série de participações especiais na rubrica “Escolhas by SELFIE”, que contou com a nutricionista Iara Rodrigues, a apresentadora Alice Alves, a influencer Olívia Ortiz e o humorista Marco Horácio. Em destaque esteve também a entrevista exclusiva com a cantora Mariiana (Mariana Venâncio), que abordou o impacto das músicas na nova série “Morangos com Açúcar“, a experiência de cantar ao lado de ídolos de uma geração no projeto “Cantar Morangos” e o caminho que está a construir a solo, com novos temas. Outro momento relevante do mês foi a entrevista exclusiva com Conceição Queiroz, que celebrou 30 anos de carreira. A jornalista recordou momentos marcantes do seu percurso e partilhou a experiência inesquecível vivida no Brasil, durante a 40.ª edição da Feira do Livro do Amazonas, a maior do género na região Norte do país.

48 MESES CONSECUTIVOS À FRENTE

CNN PORTUGAL LÍDER NA INFORMAÇÃO 

A CNN Portugal liderou a audiência em novembro entre os canais informativos ao obter 2,3% de share, um resultado idêntico ao mês homólogo de 2024.

Este é o 48º mês consecutivo na liderança entre os canais de notícias. A CNN Portugal, que em novembro entrou no seu quinto ano, foi o canal mais visto com 2,3% de share, à frente da SIC Notícias com 2,2% de share, do NOW com 1,7% de share e a RTP Notícias com 0,9% de share.

No acumulado do ano, a CNN Portugal lidera com 2,5% de quota se mercado.

Na operação digital, a CNN Portugal destacou-se na cobertura e análise da atualidade nacional e dos grandes temas internacionais, sobretudo quanto aos Estados Unidos e à Ucrânia, mas também na tensão emergente na Venezuela. 

NOTA: Tipo de Audiência Total Dia

Fonte: CAEM/GfK

CNN Portugal

EM TODAS AS FRENTES

TVI CONSOLIDA POSIÇÃO NO TOPO DAS AUDIÊNCIAS

A TVI terminou novembro na liderança pelo terceiro mês consecutivo, com um share de 15,1% e uma vantagem de 1,6 pp sobre o concorrente direto. Ao longo do mês, somou 25 vitórias em 30 dias.

O canal venceu também o horário nobre, com 15,9% de quota. No acumulado do ano, a TVI segue igualmente na frente, com 14,4% de share.

O “Secret Story” reforçou a sua posição como programa de referência nas noites de domingo: as galas reuniram, em média, mais de 901 mil espectadores — mais do dobro dos dois canais concorrentes. O “Especial” atingiu 919 mil espectadores, dominando o seu horário. Os diários “Última Hora” e “Extra” continuaram a apresentar um desempenho muito competitivo.

Na ficção, destacou-se o regresso de “Ninguém Como Tu”, que, no final da noite, alcançou cerca de 340 mil espectadores por episódio.  A nova novela, “Terra Forte, reuniu 680 mil espectadores e 15,9% de share, afirmando-se junto do público desde o primeiro capítulo.

Durante o dia, o “Dois às 10” voltou a ser a escolha preferencial dos portugueses, com uma média de 323 mil espectadores. Aos sábados, o “Momento Certo” registou 534 mil espectadores. Já nas tardes de domingo, o “Funtástico” impôs-se de forma clara, com 601 mil espectadores.

No entretenimento, “A Sentença” distinguiu-se novamente, reunindo 424 mil espectadores por episódio e garantindo a liderança no seu período de exibição.

A Informação TVI continuou a crescer. O “Jornal Nacional” foi o noticiário mais visto da televisão portuguesa, com uma média de 801 mil espectadores.

Em novembro, a TVI realizou três debates entre os candidatos às Eleições Presidenciais de 2026. Entre todos os confrontos emitidos em canais de sinal aberto, o mais acompanhado até ao momento foi o debate entre André Ventura e António José Seguro, que reuniu 1,1 milhões de espectadores.

NOTA: Tipo de Audiência Total Dia Fonte: CAEM/GfK