A União Europeia representa acesso a emprego, educação, saúde, justiça e segurança para 450 milhões de europeus. Ainda que considerado um projeto sólido e estável, atravessa um período de crise após a saída do Reino Unido, agravado pelos impactos económicos e sociais motivados pela pandemia. Sob crescente ameaça aos seus valores fundamentais, urge a reflexão sobre o futuro e de que forma se poderá reinventar com a possível entrada de novos estados-membros.
Nos próximos episódios de “Destino: Europa”, a TVI visita Estrasburgo e Bruxelas num esforço de desencriptar o funcionamento e atividades do Parlamento Europeu, através das duas enormes estruturas burocráticas que funcionam em duplicado. Que custos e impactos ambientais estão em causa e como é, na prática, o dia a dia de milhares de funcionários que nos representam nas Instituições Europeias.
Este tema inclui ainda uma visita à Irlanda do Norte, concretizada no testemunho de ativistas políticos que explicam a divisão histórica da Irlanda e as feridas antigas que o Brexit reabriu. Perspetiva que em tudo contrasta com o desejo de alargamento da UE à península balcânica, numa viagem com destino a Montenegro, o pequeno e montanhoso país que está mais próximo de pertencer ao projeto europeu.
“Destino: Europa” é um trabalho jornalístico que aborda seis grandes temas e que é exibido mensalmente no Jornal das 8.
Os próximos dois episódios estreiam nos dias 31 de agosto e 01 de setembro.
Com autoria de Filipe Caetano e Inês Tavares Gonçalves, imagem de Miguel Bretiano, Nuno Assunção e Nuno Quá, e edição de imagem de João Pedro Ferreira, “Destino: Europa – Projeto 27” a não perder, na próxima terça e quarta-feira, no Jornal das 8.