“LUZES COM PRESENÇA” ANGARIA 1.2 MILHÕES DE EUROS

A campanha “Luzes com Presença” da Missão Continente com o apoio da TVI, que decorreu de 20 de novembro a 6 de janeiro, angariou um total de 1 milhão e 200 mil de euros, que revertem totalmente para 11 instituições nacionais que se dedicam a acompanhar cidadãos em situação ou risco de isolamento social e solidão, como a Cruz Vermelha Portuguesa e a Associação SOS Voz Amiga, entre outras.

A campanha “Luzes com Presença” da Missão Continente revelou-se a maior campanha de sempre desta plataforma de responsabilidade social, e vai financiar com 1 milhão e 200 mil euros projetos de instituições de combate à solidão e isolamento em Portugal, com atuação nacional – SOS Voz Amiga, Cruz Vermelha Portuguesa – e atuação local e regional – Centro Social N. ª Sr.ª do Extremo (Vila Pouca de Aguiar), Espaço T – Associação para o apoio à integração social e comunitária (Porto), Aldeias Humanitar – Associação de Solidariedade Social (Sernancelhe), Associação Mais Proximidade (Lisboa), ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão, DTC Social – Doing Things to Connect (Vila do Conde), Associação Coração Amarelo (Porto de Mós) , CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária (S. Miguel) e Viver de Afetos – Associação de Desenvolvimento Comunitário Câmara de Lobos Viva (Madeira).

A 1.068.462€ angariado através dos vales solidários adquiridos pelos portugueses, juntaram-se os 68.586€ doados pela Missão Continente, o contributo de 10.000€ do Santander e Federação Portuguesa de Futebol e ainda 52.952€ doados através de chamadas de valor acrescentado e transferências bancárias.

Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, explica que “sabíamos que era um objetivo ambicioso porque é um tema menos visível e para muitos ainda desconhecido, mas desafiámo-nos, sempre acreditando na generosidade dos portugueses e na confiança que têm na capacidade da Missão Continente em desenvolver iniciativas e apoiar projetos que têm um impacto social e local muito relevante. Agradecemos a todos aqueles que contribuíram nesta campanha solidária, e que nos permitiu apoiar os projetos de 11 instituições nacionais, na área do combate e prevenção à Solidão e Isolamento Social, com 1.2 milhões de euros”.

“Estes resultados deixam-nos muito satisfeitos e com a certeza de que o espírito solidário dos portugueses está cada vez mais presente. Em nome da TVI, deixo os parabéns a todos os envolvidos e agradeço a generosidade de todos os portugueses que contribuíram para o sucesso desta campanha solidária”, afirma Mafalda Costa Pereira, Diretora de Comunicação da Media Capital.

As instituições beneficiárias foram selecionadas pelos seus projetos de impacto social, que desenvolvem e levam a cabo ações concretas como apoio emocional especializado por telefone, apoio à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), cuidados de saúde complementares gratuitos ao domicílio, sessões de expressão plástica e musical para estimular competências cognitivas e emocionais, animais de companhia, visitas ao domicílio e acompanhamento na realização de tarefas quotidianas, entre outras atividades e formas de ajuda especializada a quem mais precisa.

“A distribuição do donativo pelas instituições será proporcional à sua abrangência e esforço de atuação, com o objetivo de garantir a sustentabilidade e continuidade destes projetos e até a expansão de alguns, permitindo que ajudem ainda mais pessoas”, refere Nádia Reis. “Depois da distribuição do valor angariado, a Missão Continente continuará a fazer um acompanhamento próximo às instituições, no sentido de garantir que se melhora efetivamente a qualidade de vida das pessoas apoiadas, e essa missão do pós-campanha é um compromisso que encaramos com tanta seriedade quanto a campanha em si” continua a responsável.

A campanha Luzes com Presença teve o apoio da GNR e PSP, da Escola Nacional de Saúde Pública e dos parceiros: TVI, Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Entrajuda e o Banco Santander.