A TVI termina 2024 na liderança da televisão em Portugal. Ocupou a primeira posição em dez dos doze meses do ano. Em 2024, a TVI soma um share de 15.1%, superando os 14.3% da SIC e 10.9% da RTP1. No total foram 257 vitórias, 82 da SIC e 27 da RTP1.
Com um share que passou de 13,9% em dezembro de 2023 para 15.3% no mês agora terminado, a TVI regista um crescimento de 9% na audiência média. A vantagem sobre o seu principal concorrente direto aumentou para 1.6pp.
Em dezembro, a TVI venceu 27 dias, enquanto a SIC somou 2 vitórias e a RTP1 também 2. A TVI encerra o último dia do ano com chave de ouro, tendo liderado face à concorrência com a sua Gala Especial de Fim de Ano do “Secret Story”, emitida ontem, entre as 21h27m e as 24h51m, com uma audiência média de 1 milhão e 10 mil espectadores e uma quota líder de 27,2%. No mesmo horário de emissão, a RTP1 ficou em segundo lugar com 15,5%, seguida da SIC com 11,0%.
Na passagem da meia-noite, a oferta da TVI atingiu uma audiência de 1 milhão 95 mil espectadores (com um share de 29,8%).
As Galas do “Secret Story” destacaram-se como referência nos serões de domingo, ao longo de 16 semanas, com uma média de 921 mil espectadores, e o “Especial” liderou o horário com mais de 917 mil. O sucesso prolonga-se aos diários, com o “Última Hora” e o “Extra” a registarem resultados muito positivos.
A “Sentença”, uma das grandes revelações do ano, alcançou uma média de 482 mil espectadores por episódio.
Na ficção, “A Fazenda” regista em 2024 uma média de 755 mil espectadores por episódio. A série “Tony”, emitida este mês, obteve 16,2% de share e 721 mil espectadores. Ambos a liderarem no seu horário de emissão.
No entretenimento, o programa “Funtástico” alcançou uma audiência de 578 mil indivíduos nas tardes de domingo. No day time, o “Dois às 10” continua a ser o preferido das manhãs e “Goucha” lidera no seu horário da tarde, enquanto o programa “Congela”, na véspera de Natal, acolheu mais de meio milhão de espectadores.
No dia 06 de dezembro, a “Gala dos Sonhos”, evento organizado anualmente pela Associação Sara Carreira, com o objetivo de angariar fundos e homenagear o legado da cantora Sara Carreira, cativou o público com uma audiência média de 722 mil indivíduos, tendo liderado durante toda a sua emissão.
Em dezembro, a TVI emitiu “Há Festa no Hospital” e os portugueses mostraram a sua preferência. O programa foi líder de manhã, com uma audiência média de 335 mil espectadores (22,2% share). Na tarde, nova vitória com 547 mil espectadores (19,3% share). Foram 9 horas de emissão especial com uma audiência total de quase 2 milhões de espectadores.
Pelo 18º mês consecutivo, o grupo de canais TVI, que integra quatro marcas, mantém-se no primeiro lugar das escolhas dos telespectadores.
A CNN Portugal, no seu terceiro ano de existência, volta a afirmar-se como o canal de informação preferido dos portugueses, atingindo um share de 2,4%.
NOTA: Tipo de Audiência Total Dia
Fonte: CAEM/GfK