É esta tarde inaugurado o Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud, um novo centro médico da Fundação Champalimaud dedicado à investigação desta forma da doença. Este novo centro resulta da união da Fundação Champalimaud e do casal espanhol Mauricio e Charlotte Botton.
Numa emissão especial que contará com diretos no Jornal da Uma, os espetadores poderão acompanhar a partir das 15h00 na TVI24 a cerimónia de inauguração do novo centro médico, que contará com a presença do Presidente da República e dos Reis de Espanha, entre muitos outros ilustres convidados.
Às 20h00, numa emissão especial do Jornal das 8 conduzida em estúdio por Sara Pinto, José Alberto Carvalho estará em direto a partir do novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud. No decorrer do Jornal, José Alberto Carvalho irá conduzir os espetadores na TVI numa visita a este novo espaço, que é uma clara resposta à necessidade de promover uma atuação totalmente direcionada para um melhor conhecimento e controlo de um cancro que, em 80% dos casos, é diagnosticado numa fase avançada da doença sendo, por isso, dos mais letais.
Informação sobre o Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud:
Este Centro replica o modelo inovador e diferenciador iniciado no Centro Champalimaud em 2010: aproximar a ciência, a clínica e os doentes. Será um centro único em todo o mundo dedicado à investigação do cancro do pâncreas, que vai reunir um grupo internacional de clínicos e investigadores que trabalharão em conjunto, numa mesma equipa e num edifício especialmente desenhado e equipado com serviços clínicos, blocos operatórios, tecnologias e plataformas de investigação, todos especificamente dedicados ao tratamento dos doentes com cancro do pâncreas. É, também, o primeiro projeto criado de raiz dedicado exclusivamente à investigação e ao tratamento desta doença.