Logo que se identificaram os primeiros casos de COVID-19 em Portugal, em março de 2020, a Media Capital desenhou e implementou um rigoroso plano de contingência adaptado às suas várias unidades de negócio.
Portugal, seguindo a tendência europeia, tem vindo a registar um aumento do número de infeções com o novo coronavírus. O agravamento da situação nos últimos dias levou o Primeiro-ministro a convocar o Conselho de Ministros e a determinar um novo confinamento geral.
A Media Capital tem como prioridades a proteção da saúde e da segurança dos seus colaboradores, bem como assegurar a continuidade da sua atividade. Nesse sentido, desde março que o Grupo tem vindo a implementar várias medidas em todas as unidades de negócio, entre as quais destacamos:
- Implementação do regime de teletrabalho para a maioria dos colaboradores, com a criação de condições (equipamentos e VPN) para trabalho remoto;
- Utilização de ferramentas colaborativas (sistemas de videoconferência, partilha de dados, etc.) de forma a substituir eficientemente as reuniões presenciais;
- Redução, ao estritamente necessário, do número de colaboradores por equipa, bem como do tempo de presença física nos locais de trabalho;
- Reforço da higienização dos espaços comuns, tornando mais frequente a limpeza das instalações com produtos de desinfeção próprios e disponibilizando gel desinfetante em todas as zonas;
- Medição de temperatura à entrada das instalações. Todas as pessoas que apresentem temperatura superior a 37,5C deverão regressar a casa e acionar os mecanismos de proteção, contactando o SNS. Todas as pessoas que recusem medir a temperatura serão impedidas de entrar nas instalações;
- Utilização obrigatória de máscara dentro das instalações e nos espaços exteriores, com exceção para situações de alimentação nos espaços de refeitório e bar;
- Recomendação do uso de luvas por todos os colaboradores que partilhem equipamento de trabalho.
A indústria do entretenimento e informação, em que está inserida a Media Capital, nunca foi tão necessária como agora. Desde o início da pandemia que o Grupo tem produzido mais conteúdos em todas as suas áreas de programação, procurando diversificar a oferta e consolidar a posição enquanto companhia preferencial dos portugueses. Procurou fazê-lo nos períodos de obrigação de permanência na residência, inclusive através de relevantes ajustes na sua programação de fim de semana.
A Media Capital tem plena consciência da importância e do impacto que as suas atividades têm na sociedade e que, na fase que atravessamos, estamos perante o desafio de prestar um serviço público de enorme relevância, informando e diversificando os conteúdos de entretenimento que ajudem os portugueses a enfrentar melhor os dias de confinamento que se avizinham. Por isso, tomamos algumas medidas nos diferentes setores de atividade, designadamente:
TVI E RÁDIOS MEDIA CAPITAL
Garantir a emissão é a principal prioridade das nossas equipas. Essa função é assegurada pelo número mínimo de profissionais, devidamente protegidos de acordo com as indicações das autoridades de saúde e no rigoroso cumprimento do protocolo interno de prevenção, previamente definido pela Media Capital.
INFORMAÇÃO – TVI
Os noticiários e programas de informação são conteúdos prioritários e serão assegurados pelo número mínimo de profissionais. Neste momento, o papel da informação da TVI é de esclarecer e de incentivar os portugueses a adoptarem comportamentos preventivos, através da opinião dos especialistas. Para isso, a A TVI intensifica a cobertura jornalistica para que, nos programas informativos, o público possa acompanhar, rapidamente, a evolução dos casos de coronavírus e as orientações das autoridades públicas. No mais, a Informação da TVI manterá o seu registo de independência, rigor, diversidade e proximidade.
ENTRETENIMENTO – TVI
Os conteúdos de entretenimento da TVI serão adaptados às novas circunstâncias, não só com recurso a convidados por vídeo chamada, mas também nos temas que serão tratados, sem negligenciar a necessidade que o público tem, nesta fase, de encontrar na televisão a sua companhia e, muitas vezes, um escape.
Vamos continuar a emissão regular dos programas “2 às Dez” e “Goucha”, com redução do número de colaboradores e sem prejuízo de uma avaliação permanente da situação e das condições para a sua realização. O programa “Big Brother Duplo Impacto” mantém-se em antena, com um reforço do protocolo de segurança junto das equipas e uma redução do número de elementos dessas equipas. Sendo uma produção de elevada complexidade, vai estar sujeira a uma monitorização constante, nomeadamente, com recurso a frequentes sessões de teste aos diversos intervenientes.
Todas as equipas que estão alocadas às pré-produções de novos formatos de entretenimento e ficção estão em regime de teletrabalho, de acordo com as indicações previamente definidas.
FICÇÃO
A Plural tem, desde a primeira hora, acompanhado atentamente a evolução da doença. Atempadamente foi desenhado e implementado um Plano de Contingência, cujas medidas foram ajustadas sempre que se revelou necessário. Nos termos do Plano e no cumprimento das orientações das autoridades de saúde, as instalações da Plural foram adaptadas à nova realidade e foram introduzidas nas nossas rotinas de trabalho algumas regras que visam garantir a saúde e a segurança de todos. A presença de um médico que acompanha as gravações diariamente nas instalações e o aumento do recurso a testes, quer RT- PCR, quer antigénio, será uma prioridade.
Para já, as Produções de Ficção da Plural estão asseguradas.
RÁDIOS MEDIA CAPITAL – COMERCIAL, CIDADE, M80, SMOOTH, VODAFONE FM
Numa altura de isolamento e distanciamento social, a rádio continua a ser uma das companhias preferidas pelos portugueses. Por isso, as rádios do grupo MC não vão parar e vamos manter as emissões habituais, com adaptações nos métodos de trabalho. Todas as emissões são preparadas em casa, no regime de teletrabalho e emitidas em antena com equipas em espelho. Todos os colaboradores que não trabalham diretamente na emissão, desempenham as suas funções em regime de trabalho remoto.
Em relação à informação, a MCR vai continuar a incluir na programação das rádios, a produção de conteúdos específicos sobre a pandemia.
Em síntese:
No Grupo Media Capital cumprimos todas as regras determinadas pelas autoridades de saúde e pelo Governo da República, cientes de que estas visam a proteção das nossas equipas, em particular, e dos cidadãos, em geral. O nosso plano será constantemente reavaliado e reajustado, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde e tendo por base a evolução da situação epidemiológica no país.
Tendo em conta a visibilidade que temos junto do público português, procuraremos continuar a ser um exemplo de boas práticas nestes tempos excecionais. Não somos alheios a essa responsabilidade e acreditamos que ao proteger os nossos colaboradores, clientes e parceiros estamos a contribuir para a contenção da Covid-19 em Portugal.
Queluz de Baixo, 13 de janeiro de 2021