Processo de Refinanciamento:
- Em maio, o Grupo concluiu o processo de refinanciamento da totalidade do seu passivo financeiro, o que permitiu reforçar o balanço através da extensão da maturidade das dívidas contratadas junto das entidades financeiras.
- Simultaneamente, o Grupo mantém uma taxa de financiamento inferior ao sector, considerando a maturidade das emissões.
- Em maio de 2021, o endividamento financeiro líquido é inferior em €6 milhões em relação à posição de maio de 2020, ascendendo a um total de € 88 milhões.
Resultados positivos dos primeiros cinco meses de 2021:
- Melhoria do EBITDA em cerca de € 6 milhões quando comparados com os primeiros cinco meses de 2021 com o período semelhante de 2020, em resultado do conjunto de impactos a nível de rendimentos e gastos. Destaque ainda para o EBITDA ajustado de gastos com restruturação que melhorou cerca de € 8 milhões.
- Crescimento de 30% dos rendimentos operacionais face a 2020. Estes rendimentos superaram as estimativas internas de crescimento do Grupo, atingindo os € 58 milhões
- Publicidade com um crescimento de 30% face ao mesmo período do ano anterior, atingindo os €38 milhões. O mês de maio foi particularmente positivo, apresentando o Grupo um crescimento no mês superior a 90%.
- Trajetória de recuperação das audiências com a TVI a reforçar a aposta em conteúdos inovadores, com uma nova oferta programática no day time e uma nova grelha de programação lançada no início de 2021. Esta estratégia permitiu uma trajetória de recuperação de audiências iniciada no segundo semestre de 2020, com a TVI a apresentar em maio de 2021 um share em adultos de 21,3% no horário nobre (20:00-24:00) e de 17,8% no total do dia, que compara com 16,4% e 14,4% em janeiro de 2020, respetivamente, e 20,3% e 17,7% em dezembro de 2020, respetivamente.
- Reforço da liderança nas Rádios, com o grupo de rádios a alcançar uma quota de audiência média de 39,8% nas primeiras duas vagas de 2021. Rádio Comercial e M80 como primeira e terceira rádio mais ouvidas em Portugal e liderança da Cidade FM no segmento juvenil. O Grupo tem reforçado a sua presença digital, contando atingir 30 rádios digitais e mais de 60 podcasts até ao final do primeiro semestre de 2021.
- Crescimento na área digital, suportado nos números de vídeos e páginas visitadas que crescem 96% e 6%, respetivamente durante os primeiros quatro meses do ano, fruto das sinergias com a grelha de programação da TVI. Destaque ainda para a renovação tecnológica das plataformas do Grupo, que visam melhorar a experiência do utilizador e continuar a fidelizar o público.
- Reformulação na Produção Audiovisual com implementação de medidas para aumentar a eficiência operacional e a qualidade dos conteúdos. Reforço da estrutura diretiva da Plural e início das gravações de dois novos produtos de ficção: Festa é Festa e Para Sempre.