A Media Capital enviou hoje para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) informação relativa à atividade desenvolvida pelo Grupo no ano de 2023. Em conformidade com a lei, que determina a publicidade das contas das empresas cotadas, o documento está acessível no site do Regulador bem como no site institucional do próprio Grupo.
O EBITDA ajustado registou uma melhoria de 75% face ao período homólogo, atingindo os €10,4 milhões. O resultado líquido, retirando o efeito das provisões e reestruturações, atingiu os €1,5 milhões. Este crescimento é o reflexo do contributo positivo dado por todos os segmentos de negócio.
O Grupo de canais TVI foi líder de audiências, tendo atingido um share de 19,5%.
O ano de 2023 fica ainda marcado pela reafirmação da liderança da CNN Portugal enquanto canal de informação preferencial dos portugueses. Os canais TVI destacaram-se também no digital como líderes no ranking digital nacional.
O Grupo Media Capital assinou, em 2023, uma parceria pioneira com a Prime Video que permitiu que os “Morangos com Açúcar”, uma das suas marcas de maior sucesso de sempre, regressasse à TVI e chegasse ao streaming, através desta importante plataforma internacional.
A performance operacional verificada em todos os segmentos de negócio do Grupo refletiu-se num aumento dos rendimentos operacionais para €150,9 milhões, cerca de 1% acima do registado no ano anterior.
O Grupo Media Capital manteve uma estratégia de racionalização de custos que resultou numa redução de 7% dos gastos operacionais, ou seja, uma diminuição de €9,9 milhões.
A dívida líquida decresceu, uma vez mais, atingindo €20,5 milhões, valor que se traduz num dos mais baixos de sempre na história do Grupo e num múltiplo de EBITDA ajustado inferior a 2x.
Fruto da aposta do Grupo na modernização, os investimentos em CAPEX puderam aumentar 32%.
Em 2024, o Grupo Media Capital mantém o rumo traçado, assente em três vetores estratégicos: solidez financeira, gestão eficaz de recursos e qualidade dos seus conteúdos. A estes objetivos alia-se a defesa da sua capacidade competitiva demonstrada na liderança de audiências – liderança essa conquistada no início do ano no canal TVI.
Na data em que o Grupo comunica ao mercado os seus resultados do exercício de 2023, a Media Capital vê reforçada a sua posição de liderança, não só enquanto grupo de canais, mas também no seu canal generalista TVI, fortalecendo as boas perspetivas de evolução de negócio.
O 1ºTrimestre de 2024 apresenta uma forte recuperação do EBITDA ajustado gerado, que cresce 2,5M€ face ao ano anterior, assente essencialmente no crescimento das receitas, sem descurar, contudo, um rigoroso controlo de custos.