Há um país que se revela na periferia dos grandes festejos. A situação sanitária impõe a prudência e é com a cautela das circunstâncias que, neste Natal, a TVI volta à estrada para mais uma série de reportagens “Vai dar uma Curva”.
Desta vez são três percursos, do Alentejo ao Minho. “Porque há gente com gente a fazer este tempo, vamos à estrada para mais umas curvas, ao encontro de pessoas, locais e momentos que se dizem pelo inesperado”, adianta o jornalista Joaquim Franco.
A equipa aventura-se nas descobertas de passagem, entre património que resiste ao abandono, pessoas com histórias e memórias, porque “há gente com gente em cada paragem que fazemos, das mãos que amassam o pão aos dedos que dão forma ao barro, das vozes que dão colorido aos dias ao cante nas horas de recolha, das famílias reunidas à mesa ao pescador que chora a ver o mar”.
Afinal, uma estrada é mais, muito mais do que apenas uma partida e uma chegada. “Há que sair das vias rápidas, sem pressas, roteiros definidos ou mapas fechados”, acrescenta Ricardo Silva, repórter de imagem e operador de drone.
Sábado, dia 18 de dezembro, damos «uma curva» pelo Alentejo, como magos em caminho. Sexta-feira, 24 de dezembro, estaremos na região oeste a caminho da Nazaré. Sábado, dia de Natal, uma estrada do Minho vai levar-nos à roupa velha.
Com autoria de Joaquim Franco e imagem de Ricardo Silva, esta série de três reportagens teve edição de Tiago Camara, grafismo de Matilde Candeias e produção de Ana Gouveia.
A não perder o primeiro episódio, amanhã no Jornal das 8.