PORTUGUESES CONTRIBUEM COM MAIS DE 1,6 MILHÕES DE EUROS PARA MISSÃO DE APOIO À UCRÂNIA

 

A TVI associou-se à Missão Continente na campanha de angariação de fundos “Missão de Apoio à Ucrânia”, com o objetivo de ajudar a população que permanece naquele território, bem como os refugiados que chegam a Portugal.

A estação esteve fortemente empenhada na divulgação da iniciativa, na qual envolveu todos os meios que tem ao dispor. Através dos seus programas, apresentadores, redes sociais e spot em antena, a TVI foi determinante para a divulgação e resultados desta ação.

Entre os dias 4 e  27 de março, a estação angariou mais de 104 mil euros por via de chamadas de valor acrescentado, transferências bancárias e transferências por MB Way. A este valor somou-se o contributo da Missão Continente, com um donativo próprio de 100 mil euros. As marcas Zippy e Losan doaram, em conjunto, 10 mil euros e a Federação Portuguesa de Futebol doou também 10 mil euros. O restante valor foi garantido pela participação dos portugueses que adquiriam vales nas lojas do Grupo Sonae.

O resultado foi a maior angariação de sempre: mais de 1,6 milhões de euros que vão reverter, na íntegra, para o Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa.

O Diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz, salienta que “a estação leva muito a sério o papel que desempenha na sociedade, contribuindo para a formação da opinião pública e refletindo preocupações cívicas. Temos uma forte componente solidária e social e usámos a emissão televisiva e a operação digital para chegar aos portugueses. É muito gratificante ver agora como responderam ao apelo e se juntaram à missão de apoio à Ucrânia”.

Ana Jorge, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, sublinha que “este é um momento crítico para a Europa, mas reconhecemos a imensa generosidade das pessoas que por todo o mundo se mobilizam para ajudar. A Cruz Vermelha da Ucrânia e dos países fronteiriços já apoiaram mais de 3 milhões de pessoas e, em Portugal, no espaço de um mês, ultrapassámos as mais de 1.900 pessoas que, fugindo do seu país, procuram, aqui, um lugar seguro para viver. Água, abrigo, alimentação e segurança continuam a ser as necessidades mais prementes e os donativos monetários são a melhor forma de conseguirmos dar uma resposta efetiva e sustentada no tempo às populações afetadas por estes conflitos.”

A TVI agradece a ajuda de todos os que participaram nesta iniciativa de solidariedade.