RADIODAYS EUROPE 2021 COMEÇAM JÁ AMANHÃ

A indústria da rádio com representantes do sector público e privado estará reunida em Lisboa já este sábado e até segunda-feira.

No Centro de Congressos de Lisboa, a edição 2021 do Radiodays Europe é uma oportunidade para discutir e refletir sobre os desafios que o meio enfrenta num momento de forte concorrência de múltiplas plataformas e tecnologias, que a rádio tão bem tem conseguido integrar em seu proveito.

A edição deste ano terá um formato híbrido, com presença de mais de meia centena de delegados, mas terá também transmissão em direto por streaming para mais do dobro de profissionais que à distância, devido às condições atuais, acompanharão as múltiplas conferências.

 

ARTISTAS PORTUGUESES

Dino D’Santiago estará presente na cerimónia de abertura do evento, para uma audiência mundial também por streaming.

A fadista Ana Moura e ainda DJ Ride marcarão também atuações breves perante os delegados presentes, em outros momentos do fim-de-semana.

 

NO PROGRAMA

Uma das muitas sessões a apresentar, o programa destaca três casos de estudo portugueses aos delegados nos quatro cantos do mundo. Pedro Ribeiro (Radio Comercial), António Mendes (RFM) e Luís Oliveira (Antena 3), vão expor exemplos de cada um dos canais, na forma como estabelecem ligação com o seu público-alvo em termos estratégicos.

Mas em quase 50 sessões, vários especialistas, da produção ao jornalismo, da apresentação, ao marketing, consultoria, empresas de produção áudio, entre muitas outras, vão abordar temas diversos.

Os tópicos vão da tecnologia atual e de futuro, e do seu aproveitamento ao serviço da rádio, aos fatores de mudança rápida ao serviço da produção e distribuição de conteúdo áudio.

Muitas sessões serão dedicadas ao crescimento do consumo de Podcastings, onde conceitos, conteúdos, tendências, monetização e estratégias de patrocínio serão avaliados.

Terá lugar uma sessão especial, virtual, com Jean Michel Jarre, onde o artista abordará a sua carreira e conceção musical e dará a sua visão sobre novos formatos e evolução da música nos próximos anos. Qual o papel da rádio perante as plataformas de streaming, para se manter relevante como divulgadora musical e da cultura pop?

Paul McKenna, estrela de rádio no Reino Unido, deixará a sua visão motivacional sobre a ligação a obter com o ouvinte, Philip Maes, um copywriter de renome, fará uma sessão onde o tema é criatividade.

A importância da escuta de rádio no carro e o modo como as marcas automóveis integram outros dispositivos no tablier, trazendo nova concorrência para a rádio tradicional são, também, temas a discutir. Que estratégias a rádio adotará para se manter competitiva no seu local mais dominador em termos de consumo?

A personalização de notícias ouvinte a ouvinte, com a tecnologia que hoje existe, é apenas um dos ângulos onde a temática é abordada. Formatos de notícias para jovens ou novos públicos, casos de investigação jornalística ou jornalismo construtivo são outras sessões a ter lugar.

O formato de rádio de palavra que na Europa tem crescido terá igualmente o seu foco, assim como um método para formato de entrevista radiofónica.

Os Programas da Manhã, a Comédia na rádio ou a estratégia de posicionamento das rádios e do meio rádio em relação aos seus outros concorrentes de produção de conteúdo, são outras das áreas que vão ter o seu momento.

O evento conta ainda com a presença de empresas que expõem os seus serviços e tecnologia.

Esta é, por ser em Portugal, uma oportunidade para que muitos mais profissionais e as empresas ligadas ao sector, possam envolver-se e participar.

Estarão presentes oradores de estações de rádio privadas e públicas de mais de 50 países, da Europa, à América do Norte, América do Sul e Austrália.

 

Site Oficial da Conferência – http://radiodayseurope.com