REPÓRTER TVI – “ADEUS LISBOA”

Neste início de ano, milhares de famílias de Lisboa e Porto estão a receber cartas a terminar os contratos de arrendamento.

São as consequências da liberalização das rendas, da especulação imobiliária e do aumento do turismo que fizeram disparar os preços das casas e nascer o negócio do alojamento local.

Os moradores dos bairros históricos estão a ser despejados pelo poder das leis do mercado. Muitos têm de abandonar a cidade, outros nem sequer encontram forma de refazer a vida noutro local.

Há cada vez mais casos de depressão e doenças relacionadas com este fenómeno. Lisboa está a perder as suas gentes e parte da sua alma, que tantos turistas atrai a Portugal.

Um drama que está a atingir todas as franjas da sociedade. O governo e autarquias aprovaram uma pacote de medidas para tentar estancar esta hemorragia social, mas de nada serve a quem tem de abandonar a casa nos próximos meses.

Adeus Lisboa”, é uma reportagem de Paulo Salvador  com edição de imagem de Pedro Madeira, para ver no Jornal das 8, quarta-feira, dia 20 de fevereiro.

PARTILHA
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário